Como Poupar

Quer saber o segredo do sucesso financeiro?
É simples. Gaste menos do que você ganha.
Por mais óbvio que isso possa parecer, é impressionante a quantidade de pessoas que não consegue poupar dinheiro no final do mês. Ou pior: gastam mais do que ganham, através de ferramentas de crédito (cartão de crédito ou empréstimos).
Mas, afinal de contas, o que é poupar?
Poupar é acumular valores no presente para utilizá-los no futuro, o que geralmente envolve mudança de hábitos, pois requer uma redução nos gastos pessoais e familiares.
Reduzir despesas pode significar desde simples cuidados para evitar o desperdício até o esforço, por vezes árduo, no sentido de conter gastos.
Além disso, poupar exige a avaliação objetiva das despesas, a fixação de metas e, principalmente, muita persistência, a fim de economizar pelo tempo necessário até que sejam alcançados os objetivos que motivaram a poupança.
Como Poupar Dinheiro em 7 passos:
Decida-se, e comprometa-se a planear a sua vida financeira
Defina objetivos para esse esforço: Uma viagem, compra de casa ou de carro, educação dos filhos. Estabeleça metas e prazos realistas para alcançar cada uma delas.
Tome consciência das despesas e receitas da sua família
Durante um mês contabilize rigorosamente todos os gastos e compare com os ganhos. vai-se surpreender ao perceber quanto dinheiro está a ser desperdiçado. Lembre-se que, a partir de agora, cada cêntimo poupado vai deixá-lo mais próximo de alcançar seu objetivo. Por isso, não hesite em cortar pequenas despesas, como comer fora, aquela blusa, parecida com tantas outras que já tem no seu armário ou – coragem! – o copo de vinho do fim de tarde.
- Faça o seu orçamento familiar
Faça o seu orçamento familiar, registe todas as despesas, envolva a sua família, explique a necessidade de reduzir as despesas para que construam uma poupança e peça-lhes sugestões de cortes de gastos.
- Livre-se das dividas
Os juros que paga, podem virar receita, em vez de consumir, pode aplicar o dinheiro para comprar no futuro a pronto pagamento.
- Mensalmente reserve uma parte para investimento
Antes de realizar qualquer despesa, aplique uma parcela do seu rendimento, para iniciar ou reforçar a sua poupança.
- Não seja demasiado ambicioso
Não tente compensar de um dia para o outro, anos e anos de gastos. Seja cerebral e objetivo.
Avalie as aplicações disponíveis e lembre-se que nem sempre a mais lucrativa, pode ser a melhor para si, têm um risco maior associado. Seja sensato e avalie cuidadosamente, a Liquidez, rentabilidade e segurança da aplicação.
- Procure instituições financeiras idôneas
Milagres simplesmente não existem, fuja daquelas que prometem lucros extraordinários no curto espaço de tempo.